Indicadores financeiros: guia atualizado com 5 exemplos

Os indicadores financeiros são velhos conhecidos dos empresários brasileiros. No entanto, nem todo empreendedor entende o que isso significa ou até mesmo a definição mais correta desses indicativos.

Muitas vezes, os líderes de empresas consideram apenas as próprias noções desses indicadores. Ou seja, eles levam em conta indicativos mais genéricos que, às vezes, pouco importantes dependendo da realidade do negócio.

A lucratividade é um indicador financeiro importante. Contudo, sozinho ela pode não representar ou nortear as decisões do empresário. Pelo contrário, o indicativo de lucro pode prejudicar futuras decisões ao não considerar todo o contexto da empresa.

5 indicadores financeiros para empresas

Para usar indicadores financeiros na gestão do seu negócio, você precisa conhecê-los. Justamente por isso, nós preparamos esta lista com 10 indicadores para o seu negócio!

1. Custos fixos

Entre todos os indicadores financeiros, os custos fixos estão frequentemente presentes nas pequenas e médias empresas. Neste indicativo, o gestor considera os custos fixos da empresa e os coloca na ponta do lápis com o propósito de otimizar despesas.

Com essas informações, você otimiza diferentes tipos de despesas e tenta tornar os custos fixos mais alinhados à realidade do seu negócio.

2. Lucratividade

A lucratividade é o indicador financeiro mais popular e todo empreendedor deve usá-la no dia a dia. Trata-se do cálculo para encontrar o lucro em relação à venda de produtos ou à oferta de serviços.

Nele, você divide o lucro líquido pela receita total e multiplica o resultado por 100, chegando à taxa de lucro.

A partir da taxa de lucratividade, você toma decisões mais assertivas em diferentes processos, como a precificação de produtos e a contratação de novos colaboradores.

3. Lifetime value (LTV)

O lifetime value é um indicador financeiro útil para encontrar o retorno que cada cliente proporciona em um período de tempo.

Nele, você tem em mente se uma nova parceria vale a pena tendo em mente os investimentos necessários, o tempo dedicado à prestação de serviço e demais gastos que podem impactar na sua empresa.

O lifetime value tem o seguinte cálculo:

LTV = valor do ticket médio x número de transações por ano x período de relacionamento (ano ou meses).

4. Capital de giro

Entre os indicadores financeiros, o capital de giro tem um papel importante por garantir que os processos ativos continuem assim. Na prática, mesmo com imprevistos, você, empresário, não paralisa operações em nenhum momento.

Geralmente, ao aproximar de datas importantes, como pagamentos de fornecedores ou colaboradores, o medo passa a ser constante. Isso acontece porque a falta de pagamento implica na redução ou até mesmo na interrupção dos processos internos.

Neste caso, o capital de giro se torna uma forma de garantir que o processo funcione com mais independência, evitando situações que colocam em xeque o desempenho da empresa.

O cálculo do capital de giro consiste em: Capital de giro = ativos circulantes – passivos circulantes.

Para chegar ao total de ativos circulantes, você deve somar valores que entrarão no caixa da empresa em um período, como contas a receber, saldo atual do caixa, aplicações etc.

Por outro lado, os passivos circulantes são opostos aos ativos. Então, aqui o empreendedor considera contas a pagar, salários, empréstimos e outros compromissos em um determinado período de tempo.

5. Custo de aquisição de clientes (CAC)

Entre todos os indicadores financeiros, o custo de aquisição de clientes (CAC) se destaca por apresentar mostrar os gastos de concretizar uma venda. Ao usar este indicador, você considera os investimentos feitos para prospectar e firmar uma nova parceria.

Por exemplo, você está à frente de uma agência de comunicação e busca novos contratos. Neste sentido, os investimentos em marketing, jurídico, mão de obra etc para entender se um novo contrato vale ou não a pena.

Com todos os custos e a quantidade de clientes em um período, você calcula o CAC ao considerar o total investido em um período e dividi-lo pelo número de novos clientes.

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