Uma pergunta surgiu na cabeça de diferentes empresários: a IA no trabalho poderá dar certo? Em 2023, marcou-se o início da inteligência artificial em processos mais simples. No entanto, o lançamento da ferramenta de pesquisa ChatGPT abriu mais possibilidades.
O ChatGPT é um mecanismo de busca auxiliado por inteligência artificial. Assim como o Google, maior buscador do mundo, o ChatGPT também realiza pesquisas em toda a internet. Porém, a nova ferramenta se destaca por considerar orientações mais específicas dos colaboradores e empresários. Deste modo, a IA não se limita apenas à pesquisa, como executa tarefas e otimiza resultados.
Embora seja um grande avanço, há quem tenha medo sobre o futuro do trabalho com as novas possibilidades que as IAs dão às empresas. Justamente por isso, a rede social LinkedIn realizou uma pesquisa a fim de compreender o que os brasileiros acham da IA no trabalho. A seguir, a ECCO Contabilidade mostra os resultados desta pesquisa!
O que é e como funciona a IA no trabalho?
A IA no trabalho tem diferentes empregos, podendo executar tarefas menos complexas, auxiliar pesquisas internas ou externas, ajudar em relatórios, entre outras tantas possibilidades. Muitas vezes há IAs específicas para determinadas situações.
Essa ferramenta funciona de modo bem parecido. Isto é, por trás de todo programa ou plataforma, existe um algoritmo complexo orientado por robôs. Neste caso, o robô considera as variáveis apresentadas por quem utiliza a IA e a partir disso busca respostas de acordo com as condições impostas. A tarefa, por mais difícil que seja, leva poucos minutos até ser concluída. Tudo isso graças à capacidade de processamento dos algoritmos e dos dados já armazenados pelos robôs.
O que o brasileiro acha da IA no trabalho?
Segundo um estudo divulgado pela rede social corporativa LinkedIn, 85% dos colaboradores brasileiros são a favor e estão otimistas em relação ao uso de IA no trabalho e na rotina. Mais de 1,5 mil profissionais foram ouvidos pela rede social.
Outra informação relevante, 48% dos ouvidos também disseram começar a experimentar ferramentas de IA na própria rotina. Por outro lado, 33% dos ouvidos contaram que estão com receio de não conseguir acompanhar as novas tecnologias e 25% afirmaram que, mesmo com a IA, ainda há uma sensação de sobrecarga em relação às demandas.
Dos mais de 1,5 mil profissionais ouvidos, 62% expuseram o desejo de adquirir mais conhecimento sobre o emprego de IA na ocupação. Deste universo, 38% contaram que não houve nenhum tipo de treinamento e 56% demonstraram preocupação sobre a falta de conhecimento.
IA no trabalho dará certo?
É difícil dizer se a IA no trabalho dará certo ou não. Isso porque depende da acessibilidade das novas ferramentas e também do investimento por parte de pequenas, médias e grandes empresas. Sem o interesse do negócio que se beneficiará com a IA, dificilmente colaboradores buscarão a ferramenta por conta própria.
Por hora, os benefícios são claros, otimizando bastante as tarefas diárias. No entanto, essa vantagem requer uma mão de obra capacitada a fim de tirar o máximo de proveito, assim como um fluxo de trabalho alinhado ao uso de IA.