Depreciação e Amortização

A depreciação e amortização têm papéis importantes dentro da contabilidade. Ambas determinam a desvalorização de produtos, serviços e outros bens que geram prejuízos à empresa conforme o tempo avança, porém há diferenças.

Na prática, esses dois cálculos guiam os gestores sobre o valor que será perdido assim que novas tecnologias surgem e tornam determinado bem, tangível ou intangível, mais obsoleto.

Para chegar ao valor aproximado, há cálculos que consideram diferentes variáveis, como o valor residual, o custo de aquisição, o tempo de vida útil estimado, entre outras questões que aparecem conforme as necessidades da empresa.

Para trazer mais detalhes sobre a depreciação e amortização, a Ecco Contabilidade traz neste conteúdo informações úteis e exemplos sobre esses dois indicadores!

O que é depreciação?

A depreciação é um indicador que traz a estimativa de perda de valor de um bem tangível, isto é, produtos e itens físicos. Aqui, o contador considera para este cálculo o desgaste natural, a estimativa de vida útil e a possibilidade de determinado item ficar obsoleto.

Deste modo, a depreciação não se aplica a serviços e bens que são independentes em relação ao tempo, mas se volta a calcular perdas de maquinário, equipamentos, computadores e outras tecnologias presentes na empresa, assim como instalações da empresa e os imóveis próprios.

Como fazer a conta de depreciação?

O cálculo de depreciação considera o custo de aquisição, o valor residual (estimativa de preço ao fim da vida útil) e o total da vida útil do item em questão. Ao colocar no papel, a conta de depreciação fica do seguinte modo:

Depreciação Anual = (Custo de Aquisição – Valor Residual)/Anos de vida útil do produto.

Vale a pena destacar que o valor residual e os anos de vida útil variam conforme o alvo da depreciação. Outro detalhe, há dois tipos de cálculos de depreciação: linear e acelerada.

Na linear, considera-se que a depreciação se mantém fixa conforme o tempo, já na depreciação acelerada, o cálculo leva em consideração a perda de ano para ano.

Exemplos de depreciação

  • Maquinário;
  • Computadores e itens de informática;
  • Equipamentos operacionais;
  • Móveis de escritório;
  • Bens de uso coletivo;
  • Imóveis.

O que é amortização?

A depreciação e amortização procuram a perda de determinado item conforme o avanço do tempo, no entanto a amortização considera as perdas de acordo com a janela de uso, isto é, o tempo até determinado recurso intangível deixar de estar disponível à empresa.

Por exemplo, ao contratar uma licença de antivírus para a sua rede, você pode calcular a amortização deste item conforme os dias avançam. Neste caso, a conta se mantém bem parecida com a depreciação, considerando os valores inicial e residual, e o tempo de vida de determinado item.

Como fazer a conta de amortização?

A conta de amortização é bastante simples e considera o investimento de implementação, o valor residual e o tempo de vida útil, sendo este último os dias, meses ou anos que determinada licença ou contrato siga ativo.

O cálculo de amortização considera a seguinte fórmula:

Amortização do ativo: (valor inicial – valor residual)/período do contrato ou licença do ativo

Outra diferença entre o cálculo de depreciação e amortização, aqui você leva em consideração o valor de implementação. Ou seja, o montante que possibilita agregar determinado recurso dentro da sua empresa, como a contratação de mão de obra especializada, o uso de recursos extras da rede, entre outros exemplos.

Exemplos de amortização

  • Licenças de softwares;
  • Ativos intangíveis;
  • Direitos de marca;
  • Direitos de patente;
  • Serviços.

Depreciação e amortização: qual fazer?

A depreciação e amortização consideram as perdas em relação ao tempo, mas levam em consideração variáveis internas. Para acertar na hora de calcular, você precisa considerar que a depreciação vale para produtos e itens físicos, enquanto a amortização se aplica em ativos intangíveis, como serviços, produtos e recursos digitais.

Para não ter erros e saber a desvalorização mais precisa possível sobre o seu negócio, a presença de um contador é a melhor alternativa. Então, caso queira depreciar ou amortizar com máxima eficiência, entre em contato e conte com a Ecco Contabilidade!

Dê a sua nota de 1 a 5 estrelas e nos ajude a melhorar cada vez mais.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
Arquivos
Tags
#ConsultoriaEmpresarial #CriseEconômica #GestãoEmpresarial #ECCOContabilidade #SucessoNosNegócios #Transformação #EstratégiaDeNegócios #Inovação #Empreendedorismo #Oportunidade #CrescimentoSustentável #GestaoFinanceira #CustoReal #SucessoEmpresarial #GestaoFinanceira #SucessoEmpresarial #AumenteSeusLucros #DicasDeNegócios #ECCOContabilidade #Oportunidade #TransformeSeuNegocio #Empreendedorismo #FinancasInteligentes #GestãoFinanceira #FluxoDeCaixa #SucessoNosNegócios #NR1 #SegurançaNoTrabalho #SaúdeMental #GestãoDeRiscos #BemEstarNoTrabalho #TrabalhoSaudável #SaúdeOcupacional #Prevenção #ReduzaCustos #CrescimentoEmpresarial #EconomiaInteligente Analise financeira Compliance trabalhista Consultoria empresarial Crescimento do seu negócio crescimento empresarial Crescimento sustentável Custos trabalhistas empreendedores empreendedorismo Enquadramento Tributário evitar surpresas fiscais Evite multas folha de pagamento Folha Ponto Garanta a conformidade com as leis Gestão de Negócios Gestão de projetos gestão empresarial gestão financeira Gestão fiscal impostos Impostos para pequenas empresas Indicadores de desempenho Legislação trabalhista lucratividade lucros Planejamento estratégico Planejamento Tributário Potencialize o sucesso do seu negócio Proteja seu negócio Redução de custos Redução De Impostos regime tributário saúde financeira Soluções contábeis estratégicas sucesso nos negócios terceirização da folha de pagamento Terceirização da Folha Ponto tributação