Como evitar ataques hackers na contabilidade e ficar seguro

Os ataques hackers na contabilidade devem ficar cada vez mais comuns. Desde a pandemia, ainda em 2020, o Brasil evoluiu rapidamente em termos de transformação digital. Com isso, os cibercriminosos viram uma oportunidade.

Na prática, entre diferentes setores da indústria, os escritórios de contabilidade são alvos que geram boas recompensas aos hackers. Isso porque o sequestro de dados ou mesmo o roubo de informações podem ser usados em mais ataques.

No Brasil, estima que há uma tentativa de ataque hacker por segundo. A informação vem de um estudo exclusivo da consultoria alemã Roland Berger ao Estadão, que coloca o Brasil como quarto lugar entre os países com maior volume de tentativas de ataques do tipo ransomware.

Ransomware é um ataque muito comum. Nele, os cibercriminosos interceptam dados sigilosos ou invadem sistemas. Feito isso, eles sequestram informações e pedem um valor pelo resgate. Especialmente no caso dos escritórios contábeis, onde há um volume maior de dados importantes, os cibercriminosos têm maiores chances de sucesso.

Justamente por isso, hoje a ECCO Contabilidade mostra formas práticas de se antecipar aos ataques hackers na contabilidade e destaca formas para evitar isso!

Como evitar ataques hackers na contabilidade

É possível evitar ataques hackers na contabilidade, contudo isso requer mudanças e até mesmo investimento. Atualmente, os cibercriminosos se estruturam como uma empresa. Logo, eles têm não apenas mão de obra, como também a estrutura necessária para invalidar medidas simples de segurança e invadir o seu negócio.

A exemplo, o popular ataque de negação de danos (Distributed Denial of Service ou DDoS, em inglês) envia um volume de dados que, uma vez que supere o seu servidor, pode deixar a empresa fora do ar e totalmente inoperante. Assim segue até o problema ser corrigido ou um resgate pago.

Esse é apenas um exemplo dos diferentes ataques de engenharia social que existem hoje. Felizmente, é possível reduzir as chances de sucesso ao fazer algumas mudanças. Abaixo, confira as dicas destacadas pela ECCO Contabilidade!

1. Crie uma política de senhas

Uma política de senhas é indispensável para qualquer negócio que tenha um nível de hierarquia de acesso. Com isso, evita-se que senhas sejam facilmente encontradas por robôs, que operam dia e noite para encontrar logins e senhas.

No cenário ideal, as senhas são formadas por ao menos um caractere maiúsculo, um caractere minúsculo, um caractere especial, um número e um símbolo. Essa combinação obrigatória faz toda a diferença em meio a uma tentativa de invasão.

2. Faça a anonimização de dados

A anonimização de dados na contabilidade mantém o seu negócio protegido, mesmo em caso de sucesso nas tentativas de invasão.

Na prática, os dados perdem valor aos hackers visto que os dados não ficam relacionados às empresas nem aos indivíduos.

3. Invista em cloud computing

A computação em nuvem se torna uma ótima aliada, principalmente quando utilizada com serviços de contêineres de alto padrão. Hoje, é possível encontrar e alocar dados mais sigilosos em contêineres terceirizados que são praticamente imunes aos ataques hackers.

Mesmo se não houver interesse nesse tipo de terceirização, pode-se criar uma estrutura própria para armazenamento de informações com contêineres. Inclusive, algumas soluções são gratuitas e open source.

Como evitar ataques hackers?

Os ataques hackers na contabilidade estão cada vez mais comuns, mas não chegam a dar dor de cabeça, desde que exista uma estrutura adequada aos dados do seu negócio.

Felizmente, hoje você conta com a ECCO Contabilidade para armazenar e assegurar sigilo nas suas informações. Para entender melhor, entre em contato!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
Arquivos