A auditoria contábil é um movimento de checagem antes da entrega de escriturações fiscais e financeiras. Porém, nos dias atuais, este processo também impacta positivamente quando rotineiro e bem implementado.
Trata-se de uma prática alinhada ao processo de melhoria contínua, isto é, o encontro de erros e as suas respectivas correções. Ao fazer a auditagem com frequência, a empresa consegue corrigir falhas frequentemente encontradas.
Deste modo, o setor contábil da empresa evita juros e entregas inconsistentes. No geral, o aumento da capacidade operacional da área de contabilidade cresce e mesmo assim os erros deixam de ser tão frequentes.
Neste artigo, a Ecco Contabilidade traz mais informações sobre a auditoria contábil e destaca a importância deste processo na área contábil!
O que é uma auditoria contábil?
A auditoria contábil pode ser definida como um método de checagem de registros contábeis, fiscais e financeiros da empresa com o foco em corrigir e auditar informações enviadas.
Em outras palavras, os dados não são apenas checados, mas também confrontados com outros documentos. Aqui, todo o foco está na transparência e alinhamento das contas prestadas pela empresa.
O processo de auditagem também considera os aspectos administrativos, técnicos e éticos. Inclusive, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) já atua para alinhar práticas passadas de auditoria ao novo volume de dados fiscais, financeiros e contábeis.
No fim de 2021, o CFC aprovou mais uma Norma Brasileira de Contabilidade e nela definiu-se as boas práticas para a auditoria contábil. No Comunicado Técnico de Auditoria 32, os contadores e empresas encontram orientações e sugestões de procedimentos ao realizar a auditagem de informações em fundos de investimento.
Importância da auditoria contábil
A auditoria contábil se destaca por checar a qualidade das informações conciliadas da empresa. Tanto em termos de seguridade fiscal quanto transparência, as informações e escriturações precisam ser muito claros e consistentes. Caso contrário, a empresa pode enfrentar dilemas éticos, desconfiança e até multas por pedaladas.
Portanto, a importância do processo de auditagem é inegável. Porém, como fazê-la e implementá-la de modo assertivo? Abaixo, a Ecco Contabilidade detalha as boas práticas contábeis que não devem ficar de fora da sua auditoria em contabilidade!
1. Consolide consultas
Antes de prosseguir com o seu processo de auditagem, você deve consolidar quais são as informações que servirão de consulta. Entre alguns exemplos, é possível considerar o balanço patrimonial, os resultados de exercícios financeiros, as demonstrações da empresa, entre outros exemplos.
2. Crie uma política de transparência e boas práticas
A auditoria contábil precisa ser transparente e ter métodos bem definidos. Para isso, vale a pena voltar a mencionar a CTA 32, onde o CFC destaca as melhores práticas de auditagem.
Na normativa, as práticas recomendadas consideram os fundos de investimentos. Porém, você pode extrair premissas e diretrizes para o tipo da sua empresa!
3. Defina períodos para a auditagem
O processo de auditoria de informações contábeis acontece em períodos pré definidos pela empresa. Para uma checagem eficiente, toda a conciliação e verificação das informações precisa ser padronizada e isso inclui uma data específica para acontecer.
4. Tenha apoio especializado
Por fim, uma das dicas mais importantes é ter apoio especializado. Felizmente, toda a equipe da Ecco Contabilidade está à disposição do seu negócio e conta com todo o know how para realizar auditorias contábeis definitivas!
Clique aqui e fale agora com um especialista da Ecco Contabilidade!