Margem de Contribuição: o que é e como calcular na prática

A margem de contribuição está entre os principais indicativos ao determinar o lucro e o sucesso do seu negócio. Mesmo assim, nem todos os gestores conhecem ou sabem realizar o cálculo.

Na prática, os empreendedores acreditam que a política de preços se limita ao acréscimo do percentual de lucro. Ou seja, acrescenta-se 100% no valor de custo e pronto, está definido o lucro em relação aos produtos vendidos.

Apesar de comum, simplificar a conta a este ponto não é correto.  O cálculo feito assim pode comprometer os resultados e até reduzir o faturamento do seu negócio ao longo dos meses.

Com isso em mente, hoje a ECCO Contabilidade preparou este conteúdo que reúne tudo o que você precisa saber sobre a margem de contribuição, explicando o que é, como funciona e, claro, como realizar o cálculo.

O que é a margem de contribuição?

Também conhecido como lucro bruto, a margem de contribuição é um indicativo financeiro que considera o preço de venda e todos os valores de custos e despesas variáveis, como armazenagem, transporte, comissões, entre outros fatores.

Em outras palavras, trata-se do valor que sobra após a venda do produto, que passa a ser destinado no gasto com as despesas fixas e na retirada do lucro.

Justamente por isso, o seu cálculo precisa ser feito com maestria, caso contrário impacta nos resultados e reduz a taxa de lucro em relação aos produtos vendidos.

Por exemplo, considere que você está à frente da empresa e não realiza o cálculo, limitando-se apenas à expectativa do resultado.

Neste caso, o lucro passa a ser descontado a partir dos custos e despesas variáveis. Com isso, o resultado ao longo de cada mês é reduzido e torna o processo de previsão de resultados bem mais difícil.

Por outro lado, caso você utilize o conceito de margem de contribuição, esses descontos são considerados no valor de venda e os resultados passam a ser mais precisos. A partir disso, você gera lucros mais consistentes e ajusta o preço antes de ficar no prejuízo.

Apenas produtos têm margem de contribuição?

Não, a margem de contribuição também pode ser usada em empresas que prestam diferentes tipos de serviços.

Aqui, o cálculo da margem de contribuição também considera exclusivamente os gastos variáveis. Assim, os custos e despesas variáveis são levados à ponta do lápis.

Como se calcula a margem de contribuição?

A margem de contribuição é igual ao valor das vendas menos os custos variáveis e as despesas variáveis. Sendo assim, a conta fica da seguinte maneira: 

Margem de Contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis).

Para entender melhor, vale a pena dividir e explicar cada fator que precisa ser considerado nesta conta.

A margem é a diferença entre o preço da venda do produto/serviço e o total de custos e despesas variáveis, como aqueles imprevistos que insistem em acontecer.

Já os custos e despesas variáveis são os gastos relacionados à produção de um produto ou a oferta do serviço.

A situação se repete ao considerar o custo de produção e da prestação de serviço, caso este seja o seu caso.

Agora que você já sabe tudo o que envolve a margem de contribuição, veja no tópico a seguir um exemplo como pôr o cálculo em prática!

Exemplo de como calcular a margem de contribuição

O primeiro passo é saber a quantidade do produto oferecido e o valor operacional, isto é, o preço praticado no seu ponto de venda.

Neste exemplo, considere que você vende extratos naturais de sucos e shakes, tendo o valor definido em 25 reais a unidade. Ao todo, você vende 100 unidades por mês.

Assim, a receita total é de 2500 reais ao mês.

O custo do produto por unidade é de 7 reais e as despesas variáveis com frete e taxa de cartão chegam a 5 reais em média, gerando os gastos de 700 e 500 reais respectivamente.

Sendo assim, a conta fica desta forma:

Margem de contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis).

MC = 2500 – (700 + 500)

MC = 2500 – 1200

MC = 1300 reais.

Para descobrir a margem em termos percentuais, basta realizar o cálculo:

Margem de contribuição percentual = margem de contribuição ÷ valor das vendas

MC% = 1300 ÷ 2500

MC% = 52%

Com este exemplo em mente, a margem de contribuição é definida como 52%, ou seja, de tudo que a empresa vende com determinado produto, ela fica apenas com 52% do valor para pagar as demais despesas e ainda sobrar lucro para os sócios 

Como aumentar a margem de contribuição?

Como a margem de contribuição representa o lucro do produto ou serviço descontado seus custos e despesas variáveis, em geral, busca-se ter a maior margem possível.

Por isso é importante você, empresário, adotar estratégias internas que possam elevar seu valor, seja na hora de vender ou na hora de comprar de fornecedores.

Entre algumas soluções, a melhor estratégia é rever o contrato junto aos fornecedores ou até mesmo buscar novas parcerias.

Outra possibilidade é reduzir despesas indiretas, como contribuições ou descontos no PDV, que aumenta o volume de vendas e, consequentemente, garantem mais resultados à empresa.

Dê a sua nota de 1 a 5 estrelas e nos ajude a melhorar cada vez mais.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
Arquivos
Tags
#ConsultoriaEmpresarial #CriseEconômica #GestãoEmpresarial #ECCOContabilidade #SucessoNosNegócios #Transformação #EstratégiaDeNegócios #Inovação #Empreendedorismo #Oportunidade #CrescimentoSustentável #GestaoFinanceira #CustoReal #SucessoEmpresarial #GestaoFinanceira #SucessoEmpresarial #AumenteSeusLucros #DicasDeNegócios #ECCOContabilidade #Oportunidade #TransformeSeuNegocio #Empreendedorismo #FinancasInteligentes #GestãoFinanceira #FluxoDeCaixa #SucessoNosNegócios #NR1 #SegurançaNoTrabalho #SaúdeMental #GestãoDeRiscos #BemEstarNoTrabalho #TrabalhoSaudável #SaúdeOcupacional #Prevenção #ReduzaCustos #CrescimentoEmpresarial #EconomiaInteligente Analise financeira Compliance trabalhista Consultoria empresarial Crescimento do seu negócio crescimento empresarial Crescimento sustentável Custos trabalhistas empreendedores empreendedorismo Enquadramento Tributário evitar surpresas fiscais Evite multas folha de pagamento Folha Ponto Garanta a conformidade com as leis Gestão de Negócios Gestão de projetos gestão empresarial gestão financeira Gestão fiscal impostos Impostos para pequenas empresas Indicadores de desempenho Legislação trabalhista lucratividade lucros Planejamento estratégico Planejamento Tributário Potencialize o sucesso do seu negócio Proteja seu negócio Redução de custos Redução De Impostos regime tributário saúde financeira Soluções contábeis estratégicas sucesso nos negócios terceirização da folha de pagamento Terceirização da Folha Ponto tributação